V E S T I B U L A R 2018.1
MENU

As vantagens dos cursos de Exatas no mercado de trabalho

A área das Exatas é versátil e abrange uma série de possibilidades profissionais. Conheça os pontos positivos da formação quanto ao mercado de trabalho

às 15h03
Compartilhe:

Matemática, estatística, física, química, computação. Se essas palavras fizeram bem ao seu cérebro enquanto estava lendo, acredite, você pode ser um adepto aos cursos de Ciências Exatas.

Claro que não é assim tão simples, mas professores apontam que o aluno de Exatas costuma demonstrar bem cedo a afinidade a essa ciência que é ligada aos cálculos e aos números.

Profissionalmente, o egresso de um curso de exatas pode ter um promissor futuro no quesito de vagas de trabalho. Quanto maior for o ritmo de desenvolvimento de um país, maior será a procura por mão-de-obra qualificada nessa área, como os engenheiros, profissionais da área de tecnologia da informação, etc.

Mercado de trabalho em movimento

Principalmente nas áreas ligadas à computação, o profissional egresso dos cursos de Ciências Exatas possui um amplo horizonte em vagas no mercado.

No entanto, é preciso estar ciente da versatilidade desse cenário. Principalmente na chamada nova economia, vagas em áreas como programação e desenvolvimento de aplicativos estão em alta.

Na mesma velocidade da contratação e criação de vagas para novos empreendimentos, estão as evoluções e mudanças de plataformas tecnológicas – que deverão ser devidamente acompanhadas pelo profissional da área.

Boa faixa salarial

Tomando como exemplo outra categoria profissional, a de Engenheiro Civil, é interessante notar como os salários para esses profissionais dos cursos de Ciências Exatas tendem a ser mais altos.

Na realidade brasileira, em fenômeno que vem sendo registrado nos últimos anos, houve um crescimento na exigência de profissionais da área, de uma maneira que as universidades não dão conta da formação de novos diplomados.

Essa equação foi responsável por um recente aumento na média salarial da categoria. Apesar da instabilidade causada por um cenário de crise econômica, ainda é uma classe profissional na qual os salários costumam ser mais altos.

Carreira como pesquisador

Além das opções em engenharia e computação, os cursos de Ciências Exatas possuem vertentes dentro do campo da licenciatura, que permitem que o profissional ministre aulas ou desenvolva pesquisas tanto na academia como em laboratórios no mercado.

Integram essas opções os cursos de Física, Matemática e Química, por exemplo.

De olho nas finanças

Em um mundo globalizado e cada vez mais influenciado pelos índices financeiros, não podemos esquecer, é claro, dos cursos de Ciências Exatas na área de Economia.

Estar atento às finanças pessoais, empresariais e ao mercado financeiro pode render boas chances de trabalho em empresas, bancos e outras instituições.

Na Facipe, a área de Exatas está representadas pelas graduações em Engenharia e Redes de Computadores, saiba mais 

Compartilhe: