V E S T I B U L A R 2017.2
MENU

Saiba como o videogame ajuda na vida profissional

Mais do que apenas diversão, os jogadores podem desenvolver habilidades para a carreira. Confira os benefícios

às 13h24
Compartilhe:

Gosta de games? Comemore! Além de ser uma ótima estratégia para entretenimento e descanso, o vídeo game é uma ótima ferramenta para exercitar seu cérebro e te ajudar a ser um profissional melhor para o mercado de trabalho.

Uma pesquisa da Universidade de Denver revelou que as habilidades dos jogadores de games são 14% maiores aos não jogadores, além da capacidade de retenção de informação ser 9% maior. Os pesquisadores avaliaram mais de 6,4 mil estagiários.

Confira algumas habilidades estimuladas pelo videogame, se bem utilizado:

 1 – Criatividade:

Ao iniciar um jogo, ninguém consulta um manual para entender regras e jogadas. Experimentar situações na base de tentativa e erro é um estímulo à criatividade.

 2 – Pensamento estratégico:

Para passar de uma fase a outra de um game geralmente é preciso traçar um plano mental do que fazer.  Esse desafio demanda e desenvolve um pensamento estratégico dos jogadores.

3 – Agilidade:

A velocidade é uma característica dos tempos (e dos jogos) atuais. Grande parte dos videogames estimula a habilidade de resposta rápida a estímulos. É muito comum a rapidez ser bem recompensada com pontos nos jogos.

4 – Poder de concentração:

Por exigir um nível de concentração elevado, dificilmente um jogador vai tirar os olhos da tela se alguém o interrompe para perguntar alguma coisa durante o jogo. Essa capacidade de manter o foco é uma das regras básicas para ser mais produtivo durante o expediente.

5 – Foco em solução de problemas:

Os jogos apresentam um objetivo claro e são pensados de forma a dificultar o caminho mais fácil, diz Flora Alves. Para atingir a meta é necessário ter foco na solução de problemas.

   6 – Capacidade de trabalho em equipe:

Muitos jogos são colaborativos, exigindo interação com outros jogadores tendo em vista o objetivo em comum a ser alcançado, trabalhando a capacidade de trabalho em equipe.

Compartilhe: