V E S T I B U L A R 2018.2

O Bacharel em Ciências Contábeis ou Contador atua na contabilidade das empresas e instituições. Em sua atividade, desenvolve visão global e dinâmica dos ambientes econômicos e financeiros, retratando as influências destes nas alterações patrimoniais, por meio da identificação, da mensuração, do registro, da divulgação e da análise dos eventos e das transações ocorridas nas organizações.

O Contador produz informações que subsidiam o sistema de gestão no planejamento, organização, execução e controle das atividades, de forma a contribuir para o alcance das metas e dos objetivos da organização. Elabora estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos; desenvolve auditoria e perícia nas áreas contábeis e realiza pesquisa para a solução de novos problemas que demandam conhecimento contábil. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e as questões socioambientais.

O Curso de Ciências Contábeis da Facipe foi autorizado para contribuir com a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança.
Estudar na Facipe é explorar o presente para construir um futuro promissor.

Nossos Diferenciais

Oferta de bolsas

remuneradas de extensão, iniciação científica e de monitoria.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização que permitem ao aluno realizar parte do curso no exterior.

Pague o curso

no dobro do tempo (Financiamento Estudantil Facilitado - FIEF

Seguro educacional

gratuito com cobertura para perda de emprego ou falecimento do responsável financeiro.

Convênio com PROUNI Federal

PROUNI Recife, FIES e com empresas privadas para concessão de descontos.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização que permitem ao aluno realizar parte do curso no exterior.

Agência de Emprego

e renda para colocação profissional (Facipe Carreiras)

Corpo docente composto por mestres

e doutores com experiência acadêmica e de mercado.

Vivência desde os primeiros períodos

do curso em modernos laboratórios para realização de aulas práticas e simulação de atividades profissionais.

Modelo de ensino

baseado na entrega de competências profissionais com aplicação de metodologias ativas de aprendizagem.

Mercado de Trabalho

O contador cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. Assim, o mercado de trabalho é muito amplo, pois toda empresa precisa de um contador.

O mercado para o contador tem se mantido aquecido desde 2010, quando o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. Outros fatores que elevam a procura são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o bacharel para trabalhar na área tributária e na tesouraria. E escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais.

Os setores de controladoria e de auditoria ganham importância no atual cenário econômico pela necessidade de planejamento voltado ao crescimento e para reduzir riscos e fraudes. Também é possível atuar como autônomo ou no setor público.
Há vagas em todo o país.

Estudar na Facipe é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

O Contador pode atuar nas organizações públicas e privadas. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Você poderá também seguir a carreira acadêmica, já pensou em ser pesquisador ou professor? A área é vasta e a escolha é sua!

  • Auditoria: Fiscalizar as contas de uma empresa, instituição pública ou não governamental, conferindo uma amostragem dos registros e dados em livros contábeis e balanços.
  • Contabilidade ambiental: Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
  • Contabilidade gerencial: Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando suas transações e fornecendo dados para a tomada de decisões.
  • Ensino: Ministrar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil.
  • Perícia contábil: Analisar o conjunto completo das operações financeiras de um estabelecimento em busca de informações que evidenciem se houve ou não erro ou fraude patrimonial e fiscal.
  • Planejamento e controladoria: Analisar ações de diversas áreas da empresa e propor medidas com o objetivo de equilibrar as contas e melhorar a rentabilidade do negócio.

Informações

Fabio Dias Guimarães, possui Mestrado em Administração pela Faculdade Boa Viagem – FBV (2009), Especialização em Gestão da Qualidade em Serviços - Universidade de Pernambuco – UPE (2002) e Graduação em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (1995). O coordenador possui 17 (dezessete) anos de experiência profissional na área, 13 (treze) anos de magistério superior e 07 (sete) anos na gestão acadêmica. Trabalha na FACIPE desde 2006.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Adriana Maria Fereira Coutinho Mestre 02/08/2010 Parcial
Amom Mandel Lins Mestre
Betania Maciel de Araujo Doutor Horista
Cristovao de Souza Brito Doutor Integral
Edgard Leonardo Nery Meira Lima Mestre Horista
Fabio Dias Guimarães Mestre Integral
Fernando Pontual de Souza Leao Junior Doutor Horista
João Claudio Carneiro de Carvalho Doutor Integral
Joelan Angelo de Lucena Santos Doutor Horista
Maria Luiza Maciel Mendes Doutor 02/02/2009 Horista
Mario Torres da Costa Mestre Horista
Maristela Maria Moura Silva Especialista Horista
Monica Rodrigues de Andrade Silva Mestre Parcial
Patricia Cavalcanti Furtado Candido Carneiro Graduado Parcial
Pedro Paulo Procopio de Oliveira Santos Doutor Integral

Objetivo Geral:

A implementação do Curso Superior em Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais dotados de competências e habilidades técnicas e analíticas, com capacidade de análise crítica, bem como de aprendizado contínuo, domínio das responsabilidades funcionais, imprescindíveis para o exercício profissional, numa sociedade em constantes mudanças.

Objetivo Específicos:

• Atuar no mundo do conhecimento da contabilidade, enfatizando à interpretação e análise dos relatórios contábeis, ou seja, a ênfase será dada no sentido do exercício profissional da contabilidade: "Fazer e Interpretar"; • Dotar os alunos de competência técnica aliada a uma formação sócio-política e ambiental da realidade social; • Adotar procedimentos visando a adequação entre conhecimentos específicos para uma formação de uma consciência crítica; • Exercer com ética e proficiência as atribuições que lhe são prescritas através de legislação específica; • Propiciar a integração com a comunidade, visando a prestação de serviços de acordo com os interesses e necessidades; • Prover meios para desenvolver a comunicação como instrumento mediador nas relações interpessoais; • Articular a integração da ciência e da pesquisa às necessidades sociais; • Conhecer e interpretar os fundamentos das legislações: Comercial, Societária, Trabalhista, Tributária, Política Fiscal e Compreensão das normas jurídica utilizadas no campo de atuação das Ciências Contábeis; • Propiciar o conhecimento de sistemas de informação, de técnicas e instrumentos utilizados pela informática na profissão Contábil; • Promover ações que possibilitem constituir e legalizar entidades, bem como, elaborar, analisar, interpretar, emitir pareceres e relatórios sobre as Demonstrações Contábeis, visando orientar e guiar a administração em termos de gestão e tomada de decisões.