V E S T I B U L A R 2017.1

Ser bacharel em direito é assumir o papel de agente de mudanças e de transformações sociais, tendo como material de trabalho a linguagem e a lei.

As oportunidades de atuação no âmbito do mercado de trabalho em Direito tem se ampliado bastante. O Estado de Pernambuco tem experimentado um desenvolvimento sem precedentes, oportunizando o surgimento de demandas jurídicas pelo natural processo de complexização da sociedade, demandando a formação de advogados cada vez mais preparados e com alto índice de competitividade.

Nossos Diferenciais

Curso reconhecido pelo MEC

com excelentes índices de aprovação na OAB e em concursos públicos.

Núcleo de Práticas Jurídicas

é um escritório modelo para o exercício prático da profissão em que você terá contato direto com conflitos reais, viabilizando a aplicação da teoria trabalhada.

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão. Magistrados, promotores, advogados e procuradores que trazem para a sala de aula ricas experiências do cotidiano de juristas renomados.

Pesquisa e monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Infraestrutura

Referência no bairro da Boa Vista, o imponente prédio da Unidade Nossa Sra. do Carmo, possui 26 salas de aula, sala de júri simulado e um auditório com 300 lugares. A edificação quase centenária reúne tradição e modernidade, sendo reestruturada para atender os padrões internacionais de acessibilidade com rampas e elevador, permitindo que variados públicos frequentem o espaço. No local ainda estão disponíveis uma Câmara de Conciliação e Arbitragem, uma unidade do Procon Estadual e uma Defensoria Pública do Estado, voltados a servir como campo de práticas dos estudantes, e ainda para atendimento gratuito de pessoas que necessitem de auxílio jurídico

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Facipe

é ter a certeza de escolher uma instituição que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de trabalho

Oportunidades nunca faltarão para um bacharel em Direito. Logo após a conclusão do curso, diante de um grande campo de atuação, é preciso escolher em que área irá atuar. É importante ressaltar que após o novo Código Civil é crescente a demanda por profissionais que atuem nessa área, além das linhas mais recentes do curso de Direito, como o direito ambiental, de propriedade intelectual, da tecnologia da informação etc.

As áreas clássicas como o direito penal, trabalhista e do consumidor também apresentam oportunidades diárias. Já a carreira pública, com ingresso através de concurso, é uma excelente opção para o profissional do direito e tem requisitado constantemente o ingresso de novos profissionais, pois o número de concursados ainda é inferior ao necessário. O salário de um advogado em início de carreira, de acordo com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é de R$ 2.100. No setor público a média salarial é de R$ 13.199,76.

Estudar na Facipe é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Campo de atuação

O campo de atuação do Bacharel em Direito é bastante amplo, permitindo a opção entre duas carreiras: Advocacia ou Carreira Jurídica.

Na Advocacia, o Bacharel em Direito, devidamente aprovado na prova e com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, atua como representante de uma das partes que litigam em juízo na defesa de seus interesses, bem como presta serviços de consultoria na área de sua atuação.

Já a carreira jurídica é a atividade do Bacharel em Direito exercida perante os órgãos públicos, podendo ser: Advocacia Pública, Delegado de Carreira, Magistratura, Ministério Público, Defensorias e Procuradorias, Analista Judiciário, além do Magistério no Ensino Superior.

  • Tabelião;
  • Defensor público;
  • Promotor de justiça;
  • Delegado de polícia;
  • Juiz de direito;
  • Procurador;
  • Escritórios de advocacia;
  • Consultorias especializadas.

Informações

Martha Maria Guaraná Martins de Siqueira, coordenadora do Curso de Bacharelado em Direito da Facipe, Mestre, Especialista e Graduada em Direito. No Magistério, iniciou lecionando em janeiro de 2008, como professora de cursos para concursos públicos e em fevereiro de 2010 como professora de ensino superior (Curso de Direito). Possui 04 (quatro) anos de experiência no magistério Superior e 03 anos na Gestão Acadêmica de Curso.

Fale com o coordenador: martha_maria@facipe.edu.br

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Adelia de Melo Branco Doutor 03/08/2015 Horista
Adonis Costa e Silva Doutor Parcial
Andrea Cristina Borba da Silveira Valenca de Andrade Especialista Horista
Andreia Cristianni Firmino de Andrade Nobrega Mestre Horista
Ariston Flavio Freitas da Costa Especialista Horista
Bruno Manoel Viana de Araujo Doutor Parcial
Carolina Valenca Ferraz Doutor Integral
Clarissa de Oliveira Gomes Marques da Cunha Doutora
Eneida Roselia Nascimento Silva Especialista Horista
Eriberto Cordeiro Amaral Especialista Horista
Fabio Tulio Barroso Doutor Integral
Glauber Salomão Leite Doutor Parcial
Ildefonso Antonio Gouveia Cavalcanti Mestre Horista
Jayme de Andrade Silva Neto Especialista Parcial
João Claudio Carneiro de Carvalho Doutor Integral
Jose Edivaldo da Silva Mestre Parcial
José Geraldo Alencar Filho Mestre Horista
Josemar de Andrade Sales Especialista Horista
Maria Carmen Araujo de Castro Chaves Mestre Parcial
Martha Maria Guarana Martins de Siqueira Mestre Horista
Patricia Cavalcanti Furtado Candido Carneiro Graduado Parcial
Renata de Carvalho Ferreira Especialista Horista
Rodrigo Otavio Cruz e Silva Mestre Horista
Romero Vieira Gonçalves Mestre Horista
Sergio Torres Teixeira Doutor Parcial
Tatiana Emilia da Hora Andrade Mestre Integral

Geral:

Formar bacharéis em Direito dotados de uma formação geral, jurídica, humanística capaz de analisar e dominar conceitos e terminologias jurídicas com adequada capacidade de argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, desenvolvendo uma postura reflexiva e de visão crítica que promova as competências e as habilidades necessárias a uma aprendizagem autônoma e dinâmica imprescindível para o exercício profissional, com vistas à prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania.

Específicos:

• exercitar uma visão interdisciplinar do Direito, compreendendo-o na sua íntima relação com os problemas humanos, e não apenas como conjunto de normas; • incentivar a postura inovadora frente ao Direito, para adequá-lo à realidade socioeconômica e tecnológica emergente; • desenvolver estratégias que permitam ao jurista superar a formação dogmática, pensar os códigos, e não apenas aplicá-los, e, ao mesmo tempo, compreender juridicamente os fatos sociais, base criadora do Direito; • adaptar, com sensibilidade, habilidade e competência, o conhecimento jurídico à solução dos problemas humanos, no cotidiano forense e na vida social; • repensar as relações entre o Direito, a Democracia, a Política e a Economia como especial forma de resguardar os valores de dignidade e justiça no plano do desenvolvimento, em face, inclusive, do processo de globalização; • desenvolver, no futuro bacharel, a consciência de que, além da defesa dos direitos e interesses que lhes são confiados, o compromisso de zelar pelo prestígio de sua categoria profissional, o aperfeiçoamento das Instituições de Direito e do que interessa, em geral, à busca da justiça social na ordem jurídica estabelecida; • contribuir para a construção de decisões judiciais que modifiquem a realidade atual da sociedade brasileira; • reconhecer a especificidade do desenvolvimento local e regional e seus problemas peculiares, contribuindo para a redução das desigualdades sociais; • dominar tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.