V E S T I B U L A R 2017.1

A Enfermagem é uma ciência que consiste especificamente em cuidar do ser humano, individualmente, da família e da comunidade de uma maneira integral e holística, desenvolvendo atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. O conhecimento da Enfermagem consiste em abordagem filosófica, ao enxergar o ser humano em seu contexto existencial, a tecnologia e a ciência buscando a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética como princípio fundamental para nortear suas ações.

O polo hospitalar da cidade de Recife é o segundo maior do país formado por 417 hospitais e clínicas, e vem merecendo o devido destaque pela crescente oferta de serviços de saúde. Visando suprir a demanda do mercado, existe a necessidade de formação de novos enfermeiros.

Conheça nossa infraestrutura

Nossos Diferenciais

Curso reconhecido pelo MEC

com excelentes índices de aprovação em concursos públicos.

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Infraestrutura

com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinados a práticas em disciplinas.

Projetos de iniciação científica e monitorias

assistindo docentes em atividades acadêmicas.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Rede conveniada

ensino-serviço dos maiores hospitais de referência do Recife que oportunizam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação do profissional de enfermagem.

Pesquisa e monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Facipe

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o enfermeiro é amplo e variado. Os enfermeiros foram os segundos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho nos últimos três anos no Brasil.

Existe uma área bastante ampla e com locais onde você pode exercitar sua profissão, como por exemplo:

• Enfermagem geral
• Enfermagem geriátrica
• Enfermagem médico-cirúrgica
• Enfermagem obstétrica
• Enfermagem pediátrica
• Enfermagem psiquiátrica
• Enfermagem de resgate
• Enfermagem do trabalho
• Enfermagem de saúde pública

Estudar na Facipe é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

O enfermeiro, profissional indispensável na promoção à saúde do indivíduo, pode atuar em hospitais, em todos os setores, da UTI à psiquiatria, por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros), sendo responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos.

A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando trabalhos educativos na comunidade.

Além, de poder trabalhar como empreendedor, desenvolvendo atividades gerenciais e consultorias a diversas empresas relacionadas com a saúde, educação e meio ambiente, por exemplo: Responsável Técnico do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e Controle de Infecção, como também, na criação de Consultórios de Enfermagem.

  • Assessorias e consultorias;'
  • Coordenação de pesquisas clínicas e estudos epidemiológicos;
  • Home care;
  • Atendimento ambulatorial em empresas;
  • Acompanhamento de programas de prevenção;
  • Participação em equipes de resgate;
  • Pesquisador;
  • Professor.

Informações

Karla Romana Ferreira de Souza, coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Facipe, graduada em Enfermagem, possui Residência em Saúde da Mulher, Especialização em Saúde Pública e Mestrado em Enfermagem. No magistério, iniciou lecionando em 2004 em curso de Bacharelado em Enfermagem na cidade do Recife. Possui 10 (dez) anos de experiência no magistério Superior e 4 (quatro)anos na Gestão Acadêmica do Curso.

Fale com o coordenador: karla_souza@facipe.edu.br

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Alicely Araujo Correia Doutor 03/09/2012 Horista
Andre Luiz de Souza Barros Mestre Horista
Andrea Rosane Sousa Silva Mestre Integral
Caroline Sanuzi Quirino de Medeiros Doutor Horista
Diana Jussara do Nascimento Malta Doutor Parcial
Elizandra Cassia da Silva Oliveira Mestre Parcial
Emerson Azevedo de Araujo Doutor Integral
Fabiana Oliveira dos Santos Gomes Mestre Horista
Jailson Oliveira da Silva Doutor Horista
Jeyce Kelle Ferreira de Andrade Mestre Horista
José Rozil Ferreira da Silva Especialista Horista
Karla Romana Ferreira de Souza Mestre Integral
Marcos Antonio De Oliveira Souza Mestre Horista
Monica Rodrigues de Andrade Silva Mestre Parcial
Natalia de Carvalho Lefosse Valgueiro Mestre Horista
Ricardo Braz Ferreira da Silva Mestre Horista
Valdemir de Franca Souza Mestre Horista
Waldemar Brandão Neto Mestre Horista

Geral

Formar enfermeiros cidadãos com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa e ética para o exercício profissional de enfermagem no contexto do Sistema Único de Saúde, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do cuidado de enfermagem prestado à população.

Específicos

• Ministrar os conteúdos essenciais contidos na estrutura curricular através das atividades teóricas, práticas, complementares, elaboração de trabalho de conclusão de curso e estágio curricular supervisionado, de forma integrada e criativa, considerando as realidades social, cultural, sanitária e epidemiológica nacional, estadual e municipal; • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício profissional do enfermeiro articuladas aos contextos sócio-político-cultural nacional, estadual e municipal; • Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado a integração entre o ensino, a investigação científica e a extensão; • Exercitar a sistematização do cuidado de enfermagem, por meio de estudos de caso, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do cliente, família e comunidade, fundamentada no marco referencial deste curso; • Exercitar a investigação científica em enfermagem e a educação em saúde como atividades fundamentais na integralidade do cuidado de enfermagem; • Promover a inserção dos docentes e discentes nas ações de saúde promovidas pelo sistema de saúde do município de Recife. Estes objetivos do curso de enfermagem reafirmam os compromissos institucionais em relação à qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração, bem como com o perfil do egresso.