V E S T I B U L A R 2018.1

Cursar fisioterapia é manter a saúde em movimento, promovendo exercícios diários para que o corpo funcione bem e a mente não canse. O conhecimento global do ser humano, suas estruturas e funções é o ponto de partida para transformar vidas, através da reabilitação.

O Curso de Fisioterapia da Facipe está centrado no modelo de Atenção à Saúde vigente, onde as demandas sociais identificam a necessidade de maior oferta de profissionais fisioterapeutas, dessa forma, contribuindo para a promoção, proteção, manutenção e recuperação da saúde da população.

Nova call-to-action

Conheça nossa infraestrutura

Nossos Diferenciais

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Facipe

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de Trabalho

A preocupação com a saúde e o bem estar são constantes, por isso existe uma demanda crescente por profissionais da Fisioterapia. A busca incessante pela qualidade de vida, através da prevenção ou tratamento de doenças e lesões, tem requisitado profissionais aptos a atuar em diversas áreas.

Estudos da Organização Mundial de Saúde – OMS apontam que um país de 160 milhões de habitantes deveria contar com 160 mil fisioterapeutas. Contudo, o Brasil só dispõe de 40 mil profissionais em todo o país, o que ratifica as possibilidades de inserção rápida e garantida.

Métodos como R.P.G., Pilates, Terapia Manual, Crochetagem viabilizam várias possibilidades de tratamento, além da fisioterapia tradicional. A busca por um corpo perfeito e o surgimento diário de novas técnicas tem possibilitado novas frentes de atuação na fisioterapia dermato funcional. Tanto o setor público quanto privado ofertam espaços de trabalho para os fisioterapeutas, com salários iniciais superiores aos R$ 1.500,00 por 30 horas de trabalho. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 10.000,00. Estudar na Facipe é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na Facipe é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

O fisioterapeuta atua na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física funcional do paciente. Um profissional que compõe equipes multidisciplinares e trabalha em hospitais, centros de reabilitação, clubes desportivos, indústrias, escolas e centros de pesquisa.

A formação profissional na Facipe viabiliza a atuação em diversas áreas, desde a ortopedia e traumatologia, buscando acelerar a recuperação dos movimentos e a redução das dores, até a estética, proporcionando bem-estar e qualidade de vida, através de tratamentos faciais e corporais. Tratar pacientes críticos internatos em UTIs; prevenir e reabilitar lesões em atletas ou relacionadas ao trabalho; cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatório são outras possibilidades.

O exercício da profissão é fiscalizado pelo Conselho Federal de Fisioterapia – Coffito –, bem como pelos conselhos regionais. Você poderá também seguir a carreira acadêmica, já pensou em ser pesquisador ou professor? A área é vasta e a escolha é sua!

  • Hospitais;
  • Centros de reabilitação;
  • Clubes desportivos;
  • Indústrias;
  • Escolas;
  • Centros de pesquisa;
  • Pesquisador;
  • Professor.

Informações

Paulo André Freire Magalhães, coordenador do Curso de Fisioterapia da Facipe, Graduado em Fisioterapia, Pós-graduado em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva, Mestre em Biociências e Doutor em Saúde Materno Infantil (Sanduíche finalizado na KU Leuven, Bélgica). Possui formação em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Lecionou como professor substituto na Universidade de Pernambuco, no curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outras instituições da rede privada. Atualmente atua como Professor Substituto do departamento de Fisioterapia da UFPE e realizando Pós-doutorado em Fisioterapia na UFPE. Tem experiência em Fisioterapia Intensiva/Hospitalar, com ênfase em Neonatologia e Pediatria; Eletroterapia; Biologia Celular e Molecular; e Fisiologia Humana.

Fale com o coordenador: paulo_freire@facipe.edu.br

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Andrezza Pimentel de Santana Especialista Horista
Ivanacha Maria Carneiro do Nascimento Mestre Integral
Nely Dulce Varela de Melo Costa Especialista Horista

Objetivo Geral

Formar profissionais generalistas, humanistas, críticos reflexivos, com autonomia e discernimento para atuar com qualidade, eficiência, capacitando a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde no ambiente em que vive, assegurando a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades carentes com princípios e valores éticos.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver competências e habilidades para avaliações e reavaliações fisioterapêuticas, interpretar exames propedêuticos e complementares, elaborar diagnóstico cinético funcional, traçar objetivos, escolher e decidir condutas adequadas com conhecimentos técnico-científicos;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica que contribua para o avanço e aprimoramento da compreensão evolutiva do paciente como um todo;
  • Realizar ações que desenvolvam o trabalho em equipe multidisciplinar, no entendimento e convívio com outras áreas de saúde, bem como desenvolver no aluno o comprometimento ético, a responsabilidade, o gerenciamento, o discurso e a comunicação de forma correta, efetiva e responsável;
  • Desenvolver a criatividade para utilização de técnicas e manobras, principalmente em locais ou entidades que não possuam recursos próprios;
  • Pesquisar, desenvolver e utilizar novas tecnologias para aplicar nas diversas áreas da Fisioterapia;
  • Utilizar valores e atitudes baseados em princípios éticos pertinentes ao exercício profissional;
  • Estimular o desenvolvimento de competências e habilidades quanto ao planejamento e gerenciamento de setores específicos da Fisioterapia, sejam eles privados, públicos ou particulares.