V E S T I B U L A R 2018.1

O universo das organizações requisita profissionais que conciliem os interesses da empresa com os de quem nela trabalha. Os últimos anos foram singulares na história socioeconômica de Pernambuco, considerando o conjunto de iniciativas geradas, já em fase de execução ou ainda em plena negociação e planejamento.

Ser GESTOR DE RH é contribuir para a conquista dos objetivos estratégicos da corporação, articulando a realização profissional e a satisfação pessoal do seu principal ativo, o colaborador.

Nova call-to-action

Nossos Diferenciais

Parcerias técnicas e intercâmbio

com empresas nacionais multinacionais, entidades de classe, agências de emprego e consultorias especializadas.

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Pesquisa e monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas;

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Facipe

é ter a certeza de escolher uma instituição que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de trabalho

A atual conjuntura do mercado exige das organizações altos índices de competitividade. A complexidade da legislação trabalhista brasileira, a aceleração do turnover por conta do ingresso da “geração y” no mercado e a busca incessante por produtividade, são fatos que ratificam a amplitude do mercado. Um contexto que viabiliza a ascensão do gestor de recursos humanos, especialmente em médias e grandes empresas, seja no serviço público ou privado. O surgimento diário de novas empresas, e a importância da potencialização do capital humano para a conquista dos objetivos estratégicos garante agenda lotada de assessorias e consultorias especializadas.

Estudar na Facipe é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Campo de atuação

Compreender o mundo dos negócios para conduzir os processos de capital humano das organizações é a principal atividade do gestor de recursos humanos.

A formação profissional na FACIPE viabiliza ainda a atuação em diversas áreas, desde o planejamento de recursos humanos até os serviços de headhunting. Recrutamento e seleção; formação e desenvolvimento; construção de políticas salariais; segurança, higiene e saúde no trabalho; resolução de conflitos; são algumas das funções que estes profissionais podem desempenhar.

Capaz de compreender e articular diversos campos para a administração de empresas, o Gestor de RH poderá atuar em qualquer nível de organização, elaborando estratégias para a potencialização dos resultados da equipe, além das consultorias e assessorias. Você poderá também seguir a carreira acadêmica, já pensou em ser pesquisador, professor ou palestrante? A área é vasta e a escolha é sua!

  • Recrutamento e seleção;
  • Formação e desenvolvimento;
  • Construção de políticas salariais;
  • Segurança, higiene e saúde no trabalho;
  • Resolução de conflitos;
  • Consultorias;
  • Assessorias;
  • Pesquisador;
  • Professor;
  • Palestrante.

Informações

Fábio Dias Guimarães, coordenador do Curso Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos da Facipe, graduado em Administração de Empresas (Bacharelado) pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, tem especialização em Gestão da Qualidade em Serviços – Universidade de Pernambuco – UPE, e Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem – FBV. O Prof. Fábio Guimarães atuou em várias empresas privadas e de economia mista tais como: Banco ABN AMRO BANK, Serviços de Engenharia do Nordeste – SENO, Banco do Estado de Pernambuco – BANDEPE, iniciando sua carreira acadêmica em 1999 na Universidade Católica de Pernambuco. Foi docente de vários cursos superiores de Administração (entre outros: Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE, Faculdade – IBGM, Faculdades Integradas Barros Melo – AESO. Em 2005 foi contratado pela Faculdade Integrada de Pernambuco para atuar como docente dos cursos de Administração e Marketing. Desempenhou na FACIPE as funções de Coordenador de Estágio, Coordenador dos Cursos de Administração e Marketing, Diretor Acadêmico. Além da atividade acadêmica é sócio fundador da PHD Consultores Associados Ltda. atuando nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, Liderança, Mentoria, Comportamento Organizacional etc. Resumidamente, o Prof. Fábio Guimarães possui aproximadamente 15 anos de experiência no ensino Superior e 7 anos de experiência em Gestão Acadêmica.

Corpo docente indisponível

Geral:

Formar profissionais capazes de aliar a competência profissional a uma consciência crítica, contemplando as tendências que regem a produção do saber nas áreas do conhecimento da Gestão em Recursos Humanos, para a aquisição das habilidades específicas do profissional nele formado, e principalmente a construção do espírito empreendedor que possa gerar o crescimento e desenvolvimento social e preparar, em sentido amplo, o ser humano para a vida.

Específicos:

• Formar o gestor com ênfase em empreendedorismo apto a: Planejar, supervisionar, orientar e controlar os serviços de Gestão de Recursos Humanos. • Interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais; lidar com modelos de gestão inovadores, com capacidade de atuação em ambientes favoráveis, incentivando e ampliando oportunidades de criação de novos negócios que influenciem no avanço da sociedade, principalmente atingindo as necessidades da comunidade pernambucana. • Proporcionar ao aluno a construção de conhecimento teórico-conceitual, bem como sua aplicação nas relações mercadológicas a que estão submetidas às empresas. • Disponibilizar ferramentas tecnológicas que assegurem uma base de ações e procedimentos compatíveis com as demandas da Gestão de Recursos Humanos; construir base intelectual, política e técnica articulando possibilidades de autonomia profissional e efetiva realização de suas funções no mercado. • Preparar o cidadão para a conduta ética e para o pensamento crítico e criativo, sendo agente de transformação no mercado profissional e na sociedade; estimular o aluno para a busca incessante de conhecimentos, formando um profissional que se caracteriza pela constante atualização de informações gerenciais.