V E S T I B U L A R 2017.1

Sorriso é coisa séria. Cuidar da saúde bucal é fundamental para manter o corpo em harmonia.

A Odontologia vem ao longo dos tempos se caracterizando pelo seu desenvolvimento com relação às suas novas técnicas restauradoras bem como na prevenção, graças ao desenvolvimento de novos materiais e de uma política governamental sólida, visando lançar profissionais capacitados no mercado de trabalho para minimizar os problemas em saúde bucal da população brasileira.

Conheça nossa infraestrutura

Nossos Diferenciais

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Clínica-escola

fornecendo atendimento odontológico a pacientes de baixa renda, de todas as idades, restaurando e preservando a saúde bucal.

Infraestrutura

com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinados a práticas em disciplinas.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Pesquisa e monitorias

programa nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Facipe

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de Trabalho

Sorrir é sempre o melhor remédio, e as pessoas não podem se privar disso. O aumento da renda da população tem aquecido o mercado odontológico, bem como os investimentos do governo federal nas políticas públicas para saúde bucal. É válido destacar os programas Saúde da Família e Brasil Sorridente, que abrangem todo o território nacional, além das unidades básicas de saúde.

Você também poderá abrir o seu consultório. As clínicas particulares têm se especializado em ortodontia, implantodontia, odontologia do trabalho, disfunção temporofacial e dor orofacial, viabilizando espaços de atuação diferenciados. Outra possibilidade é enveredar pela área de pesquisa. A busca pela melhoria de equipamentos e serviços leva o Brasil a ser o 13º país com maior representatividade em número de pesquisa na área da Odontologia mundial.

Logo após a conclusão do curso, os salários iniciais superam os R$ 2.500. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 9.000. Estudar na Facipe é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na Facipe é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

O cirurgião-dentista tem como função básica a prevenção das principais doenças buco-maxilo-faciais que acometem a população, pode exercer as suas atividades em serviços públicos, governamentais ou estaduais, ou em qualquer instituição que tenha como objetivo os aspectos preventivos e de promoção da saúde da população.

Como profissional liberal, está apto a exercer suas atividades em hospitais e pronto-socorros, clínicas particulares e consultórios, prevenindo e mantendo a saúde bucal, curando doenças e restabelecendo a estética, fonação e a função mastigatória.

Pode atuar ainda em instituições de ensino e pesquisa, realizar perícias legais em questões jurídicas, tendo em vista seu conhecimento a respeito das estruturas dento-maxilo-faciais relacionadas à área de atuação odontológica, como também atuar em instituições públicas e privadas na área de Odontologia do Trabalho, controlando o absenteísmo, lidando com questões de cunho psicológico, questões ergonômicas e de segurança e com legisperícia.

Informações

Adolfo José Cabral, coordenador do Curso de Odontologia da Facipe , graduado em Odontologia, Especialista em Radiologia Odontológica, Mestre e Doutor em Dentística e Endodontia. Iniciou no magistério, em 1980 no Curso de Odontologia da Ufpe. Possui 34 (trinta e quatro) anos de experiência no magistério Superior e na Gestão Acadêmica do Curso.

Fale com o coordenador: adolfo_cabral@facipe.edu.br

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Adelmo Cavalcanti Aragão Neto Mestre Horista
Adolfo José Cabral Doutor Integral
Adriana Maria Fereira Coutinho Mestre 02/08/2010 Integral
Alicely Araujo Correia Doutor 03/09/2012 Horista
Ana Claudia Rodrigues de Oliveira Paegle Mestre Parcial
Ana Paula Veras Sobral Doutor Horista
Andre Luiz de Souza Barros Mestre Horista
Antonio Vinicius Holanda Barbosa Doutor Horista
Arnaldo Pereira de Brito Filho Mestre Horista
Betania Maciel de Araujo Doutor Horista
Bruno Gustavo da Silva Casado Especialista Horista
Carlos Augusto Pereira Lago Doutor Horista
Caroline Sanuzi Quirino de Medeiros Doutor Horista
Edlene Lima Ribeiro Especialista Horista
Evelyne Gomes Solidonio Mestre Horista
Fabiana Oliveira dos Santos Gomes Mestre Horista
Gilson Barros da Rocha Especialista Horista
Ildefonso Antonio Gouveia Cavalcanti Mestre Horista
Jailson Oliveira da Silva Doutor Horista
Jeyce Kelle Ferreira de Andrade Mestre Horista
Jose Odinilson de Caldas Brandão Mestre Parcial
Katia Virginia Guerra Botelho Doutor Horista
Leila Santana Coimbra Mestre Horista
Michelly Cauas de Queiroz Gatis Doutor Parcial
Ney Pimentel de Lima Mestre Horista
Pedro Paulo Procopio de Oliveira Santos Doutor Integral
Rafael Amorim Cavalcanti de Siqueira Mestre Horista
Rafaela Leal de Alcantara Delazari Mestre Horista
Rebeca Ferraz de Menezes Especialista Horista
Ricardo Braz Ferreira da Silva Mestre Horista
Ricardo Ferreira Pedrosa Doutor Horista
Silvio Emanuel Acioly Conrado de Menezes Mestre Horista
Suzana Celia de Aguiar Soares Carneiro Doutor Horista
Valeria Fernandes Maranhão Mestre Horista

Objetivo Geral

Formar profissionais de Odontologia dotados de sólido conhecimento teórico-científico e prático, com formação humanística e ética, visando à melhoria do quadro de saúde buco-dental da comunidade, através de ações educativas, preventivas e curativas, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, além de desenvolver a capacidade administrativa, de gerenciamento e espírito de liderança nos serviços de saúde comunitária.

Objetivos específicos

  • Conscientizar o aluno sobre a importância da aplicação das normas de biossegurança no exercício profissional;
  • Capacitar o aluno para diagnóstico dos problemas bucais, desenvolvendo as habilidades para a coleta, observação e interpretação dos dados, dentro do sigilo profissional e ético;
  • Desenvolver ações em grupos inter e multidisciplinares de natureza pública ou privada, atuando interdisciplinar e transdisciplinarmente, enfatizando a promoção da saúde oral;
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, enfatizando sua relação com a temática de saúde, em particular, os nacionais e regionais;
  • Prestar serviços à comunidade, de forma individual e coletiva, colaborando para a melhoria das condições de saúde, estabelecendo com a comunidade uma relação de harmonia;
  • Desenvolver uma formação humanística e ética no profissional, valorizando o homem enquanto ser biopsicossocial no seu campo de ação;
  • Capacitar o aluno para planejar, coordenar, participar, gerenciar e executar ações de saúde que visem o bem-estar da comunidade;
  • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa científica e tecnológica e da criação cultural geradas na instituição;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação clínica e científica, obedecendo rigorosamente às normas técnicas, visando o desenvolvimento da ciência e tecnologia e da criação e difusão da cultura;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural e possibilitar sua correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do saber de cada geração;
  • Desenvolver o espírito empreendedor, gestor, empregador ou de líder, no seu campo profissional;
  • Organizar, coordenar, participar de equipe multidisciplinar, no âmbito de sua formação, gerenciando e executando ações que visem o bem-estar da comunidade, com base no compromisso, responsabilidade, empatia, tanto no campo dos recursos físicos e materiais como de informação.