CPA

Uma das maiores preocupações da FACIPE é melhorar continuamente a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é peça fundamental para a execução dessa proposta; seu papel consiste em questionar a comunidade acadêmica sobre seus anseios e desejos de melhoria. Para que essa melhoria seja efetivada, sabemos que a participação de todos os atores que compõem o cenário educacional é primordial.

Professores, alunos, funcionários e a sociedade são essenciais no processo de análise e reconhecimento dos serviços ofertados pela Instituição, sendo assim, ouví-los promove o autoconhecimento e a tomada de decisão. E esse processo ocorre através da Autoavaliação Institucional promovida pela CPA.

A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. Essas comissões devem ser cadastradas no INEP e devem ser compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.

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E-mail: cpa@facipe.edu.br

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Funcionamento da CPA

As atividades realizadas pela CPA envolvem todos os públicos atendidos pela FACIPE buscando sempre avaliar o serviço com foco nos processos de melhorias. Vão desde a implantação da CPA, elaboração de questionários de autoavaliação até a apresentação dos resultados para o corpo diretivo da IES, passando pela sensibilização do público e pelo fornecimento de feedback aos departamentos. A CPA também analisa os resultados dos relatórios divulgados pelas comissões do MEC/INEP que visitam a instituição para autorização, reconhecimento, recredenciamento, dentre outros procedimentos de avaliação, buscando priorizar melhorias a partir dos pontos levantados nos relatórios.

As principais atividades realizadas pela nossa CPA são:

  • Reuniões ordinárias com os membros da CPA para planejamento e execução das atividades regulares da CPA;
  • Apresentação da CPA para todas as comissões do MEC/INEP que visitam a FACIPE durante os processos de recredenciamento, autorização e reconhecimento de curso;
  • Elaboração dos questionários de autoavaliação;
  • Sensibilização do público para que respondam aos questionários de autoavaliação com consciência;
  • Aplicação dos questionários de autoavaliação;
  • Análise dos resultados e elaboração de relatórios;
  • Fornecimento de feedback dos resultados aos departamentos;
  • Discussão dos resultados junto ao corpo diretivo da IES, com vistas à elaboração do Plano de Melhorias;
  • Prestação de contas à comunidade sobre as resoluções adotadas.

Melhorias Contínuas

A FACIPE, a partir dos processos de autoavaliação, pretende cumprir sua finalidade de ser instrumento mobilizador de todo o segmento institucional e da sociedade, tendo em vista nortear a contínua melhoria das ações educacionais da Facipe. Assim podemos observar as seguintes melhorias:

  • Implantação das metodologias Ativas de ensino;
  • Aquisição dos chromebooks e criação das salas Google for Education nas unidades;
  • Ampliação do número de bolsas de monitoria, extensão e iniciação científica;
  • Ampliação do acervo bibliográfico físico e online das unidades;
  • Aumento no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior;
  • Unidades com estruturas renovadas para melhor acomodar a quantidade de alunos;
  • Expansão do atendimento à sociedade, com a reforma do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) e implementação das clínicas dos cursos Biomedicina, Estética e Cosmética, Odontologia e Fisioterapia;
  • Melhoria de atendimento aos discentes nas diferentes unidades, com a implantação do DAAF nas unidades, NAPPS (Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial) e Facipe Carreiras;
  • Expansão das bolsas e possibilidades de financiamento do curso;
  • Reformulação da página da Facipe e reestruturação da política de comunicação utilizando as redes sociais;
  • Implantação dos planos de cargos e carreiras para docentes e técnicos administrativos.

Avaliação Institucional

Quem somos

 

CARGO NOME E-MAIL MEMBRO CPA: COORDENADOR CPA:
Representante Docente Marcos Ely Almeida Andrade marcos_ely@facipe.edu.br  Sim  Sim
Representante Docente Martha Maria Guaraná Martins de Siqueira martha_maria@facipe.edu.br  Sim  Não
Representante Técnicos Administrativos Severino Bispo de Carvalho Júnior severino_carvalho@facipe.edu.br  Sim  Não
Representante Técnicos Administrativos Marcia Carneiro da Silva marcia_carneiro@facipe.edu.br  Sim  Não
Representante Discente Eduardo Nunes da Silva edu_nunes@outlook.com.br  Sim  Não
Representante Discente Cícero Oliveira de Moraes Júnior cicero_jbg@hotmail.com  Sim  Não
Representante da Sociedade Civil José Valdir Cavalcante valdirc@pe.sebrae.com.br  Sim  Não
Representante da Sociedade Civil Inácio José Feitosa Neto inaciofeitosa@hotmail.com  Sim  Não

E-mail da CPA: cpa@facipe.edu.br ou 3878-5167