DAAF

O Departamento de Assuntos Acadêmico e Financeiros – DAAF é responsável pela organização, controle, execução e acompanhamento dos registros acadêmicos e financeiros dos discentes.

Os serviços oferecidos pela Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE através do DAAF podem ser solicitados pela internet ou em uma das nossas unidades. Cada procedimento obedece a prazos definidos em portaria.

Regulamentos

Editais

Informação para alunos

Documentos para matrícula

1. CPF (original);
2. Comprovante de votação, relativo às duas últimas eleições realizadas ou do Certificado de Quitação Eleitoral, para brasileiros com idade igual ou superior a 18 anos (original);
3. Histórico do Ensino Médio ou equivalente, devidamente chancelado pela Secretaria de Estado de Educação (original );
4. Certificado do Ensino Médio ou equivalente (original );
5. Boletim de Desempenho Individual no Enem;
6. Certidão de nascimento ou casamento (original);
7. Uma fotografia 3×4 (datada), com menos de um ano, nome completo do candidato e curso para o qual foi classificado, escrito no verso , em letra de forma; Obs.: Caso o candidato seja menor de 18 (dezoito) anos, apresentar também uma fotocópia autenticada do CPF do pai ou responsável;
8. Documento de Alistamento Militar (para candidato do sexo masculino);
9. Cédula de Identidade (original); Obs.: Para matrícula realizada por procuração, o procurador deverá apresentar sua Cédula de Identidade, juntam ente com a Cédula de Identidade do outorgante e também do aluno;
10. Comprovante de residência do candidato classificado, no Estado de Pernambuco, cujo endereço deverá constar no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (original);

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA – PORTADOR DE DIPLOMA E TRANSFERÊNCIA EXTERNA

1. CPF
2. Cédula de Identidade
3. Título de Eleitor
4. Comprovante de votação referente à realização da última eleição ou Certificado de Quitação Eleitoral
5. Certificado e Histórico do Ensino Médio (devidamente Chancelado pela Secretaria de Educação)
6. Certidão de Nascimento ou Casamento
7. Documento de Alistamento Militar (atualizado)
8. Comprovante de residência do candidato
9. 01 (uma) foto 3×4

OBS.: 1. Caso a documentação seja do exterior, a mesma terá que ser traduzida para a língua brasileira, por tradutor juramentado.
2. Caso a entrada do processo não seja efetuada pelo interessado, o portador (maior de 18 anos) deverá apresentar uma procuração (original e reconhecida em cartório).O procurador deverá apresentar Cédula de Identidade, juntamente com 01 (uma) fotografia 3X4 do outorgante.

A matrícula acontece na Unidade da Madalena, Caxangá, Dom Bosco e Casa Amarela (das 08h às 20h) no DAAF.

Informe DAAF

Caro aluno,

A equipe da Facipe dá-lhe boas-vindas e deseja que o tempo em que você estiver conosco seja o mais proveitoso possível. A nossa busca por oferecer um serviço melhor é constante. Seja através de capacitação para melhorar o atendimento às necessidades acadêmicas, seja criando e aperfeiçoando sistemas que possam oferecer mais comodidade nessa trajetória.

No site da Facipe você tem sistemas disponibilizados como o Magister, que proporciona a realização da matrícula, a solicitação de serviços, o pagamento de taxas, a consulta de notas e frequência, o acompanhamento do planejamento das aulas de cada disciplina, entre outros serviços. Outro sistema é o Pergamum, que integra bibliotecas e permite que você interaja com a biblioteca, inclusive para reservar livros. Tudo pela internet, que você pode acessar em qualquer parte do mundo.

Você conta ainda com o Departamento de Assuntos Acadêmico e Financeiros – DAAF -, que é responsável pelo atendimento aos processos direcionados à vida acadêmica e financeira dos discentes. A razão de ser do DAAF é prestar um atendimento priorizando a agilidade na solução dos problemas para a sua satisfação.

Pensando na organização, sistematização, prazos e responsabilidades, construímos processos que definem procedimentos e competências. Para fazer chegar essas informações até você é que estruturamos e elaboramos esse informativo.

Se tiver alguma dúvida, procure o coordenador do seu curso ou qualquer DAAF situado em uma das unidades da Facipe.

É por você que estamos crescendo e gostaríamos da sua participação nesse processo. Portanto, dê sugestões através do e-mail daaf@facipe.edu.br. Queremos que você faça parte da nossa identidade através de suas ideias.

Aguardamos você!

ACESSO RÁPIDO

Sistema e processos disponibilizados na internet
Modalidades de ensino
Sistemática de avaliação e 2ª chamada
Renovação de matrícula
Curso especial na graduação (verão ou inverno)
Disciplina on-line
Frequência
Revisão de nota e frequência
Revisão de prova
Trancamento de matrícula
Reabertura de matrícula
Aproveitamento de estudos (extraordinário)
Aproveitamento de estudos
Atividades complementares
Colação de grau
Transferências (interna e externa)
Portador de diploma
Financeiro – Dúvidas Frequentes
Sobre o FIES
Horário de atendimento

SISTEMA E PROCESSOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET

Em que canais a Facipe disponibiliza serviços para seus alunos?

No site www.facipe.edu.br, através do Magister – Portal de Serviços, o aluno e o público externo têm acesso a serviços disponibilizados pela Facipe.

Em todas as unidades, através do DAAF.

A quais serviços o aluno tem acesso pela internet?

Aproveitamento de estudo
Atestado de aprovação no vestibular
Atestado de colação de grau
Atestado de confirmação de matrícula
Atestado de créditos cursados
Atestado de cumprimento de atividades complementares
Atestado de disciplinas cursadas
Atestado de frequência
Atestado de início das aulas
Atestado de matrícula
Atestado de notas e faltas
Atestado de pagamento
Atestado de prática forense
Atestado de provável concludente
Atestado de reconhecimento de curso
Atestado de registro de diploma
Atestado de trancamento
Certificado dos Módulos Tecnológicos
Cópia de documentos
Devolução de valor da matrícula de curso de verão/inverno
Diploma
Matriz curricular
Histórico de Graduação
Justificativa de falta
Lançamento de atividades complementares
Programa das disciplinas cursadas/conteúdo programático
Revisão de frequência
Revisão de nota
Revisão de prova
Sistema de aprovação
Transferência interna
2ª chamada
Pagamento de taxa/mensalidades com cartão de crédito/débito

Os documentos solicitados poderão ser retirados a qualquer tempo?

O prazo mínimo para recebimento dos documentos está definido em portaria. Varia entre 48 horas e 5 dias úteis.

O prazo máximo que o aluno dispõe para retirar os documentos solicitados é de até 60 dias corridos. Após esse período os mesmos serão eliminados.

O público externo e os ex-alunos poderão utilizar os serviços pela internet?

Sim. Ao acessar o Magister em outros serviços, irá visualizar as opções abaixo especificadas e poderá utilizá-las de acordo com a necessidade:

Egressos

Nesta opção, os egressos da instituição que não estão ativos nos nossos cadastros, ou estão com CPF incorreto, podem solicitar a regularização do cadastro. Depois, uma senha é emitida para que o egresso possa ter acesso ao Portal de Serviços.

Inscrição em cursos de Extensão

Escolhendo esta opção, você poderá ter acesso à oferta atual de cursos de extensão, bem como realizar a sua inscrição nos cursos desejados. Caso você já possua senha neste Portal de Serviços, efetue o login para realizar o processo de inscrição de forma mais simples.

Processos Acadêmicos

Esta opção permite ao público externo ou aos ex-alunos darem entrada nos processos disponibilizados pela instituição, tais como portadores de diploma e transferência externa.
As solicitações disponíveis para os alunos só podem ser acessadas a partir do login no portal.

Inscrição em cursos de Pós-Graduação

Utilizando esta opção, você poderá ter acesso à oferta atual de cursos de pós-graduação, bem como realizar a sua inscrição nos cursos desejados. Caso você já possua senha neste Portal de Serviços, efetue o login para realizar o processo de inscrição de forma mais simples.

Boleto Avulso

Com esta opção, você poderá ter acesso ao boleto de uma ou mais parcelas, informando apenas a sua Matrícula e /ou o seu CPF, sem precisar informar a senha do Portal Magister. Este boleto pode ser impresso e pago na Tesouraria ou através da rede bancária de sua preferência.

MODALIDADES DE ENSINO

O que é modalidade de ensino?

É a forma e o modelo como o ensino está organizado e sua metodologia.

Como está organizado o ensino no brasil?

No Brasil temos:

  1. Ensino fundamental;
  2. Ensino médio;
  3. Ensino superior:
    • Graduação;
    • Sequencial;
    • Pós-graduação;
    • Extensão.

Além das modalidades de graus, também existe a maneira como ele é ofertado:

  • Ensino presencial;
  • Ensino a distância.

Quais são os cursos de graduação?

São cursos de graduação:

  • Bacharelados;
  • Licenciaturas;
  • Tecnológicos.

Em que cursos o aluno poderá ter aproveitamento de estudo para o ensino de graduação?

Qualquer um dentro da modalidade de ensino superior, desde que regularmente autorizado ou reconhecido:

  • Graduação: bacharelado, licenciatura e tecnológico.
  • Sequencial;
  • Pós-graduação;
  • Extensão.

As regras para o aproveitamento de estudos estão definidas no regimento da instituição, de acordo com os prazos definidos no calendário acadêmico.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO E 2ª CHAMADA

Como está estabelecido o processo de avaliação da Facipe?

É estabelecido em duas avaliações, realizadas ao final de cada Unidade Programática (UP).

A avaliação consiste na aplicação de uma prova ou trabalho?

A avaliação consiste no acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nas avaliações, exercícios, projetos, relatórios e demais atividades programadas em cada disciplina.

O que é Medida de Eficiência (ME)?

É a verificação do rendimento do aluno obtida por meio de atividades (individual ou em grupo) de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, etc.

Trata-se do acompanhamento contínuo do aluno.

Que nota pode ser atribuída à Prova Contextualizada (PC) e à Medida de Eficiência (ME)?

A Prova Contextualizada (PC) – 6,0.

A Medida de Eficiência (ME) – 4,0.

Existe alguma exceção?

Sim, para o curso de Direito em que a ME vale 2,0 e a Prova Contextualizada (PC) vale 8,0.

As duas avaliações possuem o mesmo peso?

Sim. A avaliação de desempenho do aluno, em cada uma destas atividades, é feita através da atribuição de uma nota expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez).

Ao professor é facultado atribuir notas através de avaliações escritas, avaliações práticas, trabalhos e exercícios.

Qual o conteúdo de cada avaliação?

O conteúdo não é cumulativo. A primeira avaliação diz respeito aos assuntos ministrados na 1ª unidade e na segunda avaliação compreende o conteúdo ministrado na 2ª unidade.

Qual a média de aprovação?

A média é 6,0 e as notas atribuídas às avaliações podem ser fracionadas;

O aluno que obtiver, em cada disciplina, média de aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis inteiros), ficará dispensado do Exame Final;

Ou, mediante Exame Final, o aluno que obtiver, em cada disciplina, média de aproveitamento inferior a 6,0 (Seis inteiros) e maior ou igual a 4,0 (quatro), alcançar média final igual ou superior a 6,0 (seis inteiros) na respectiva disciplina.

Qual o procedimento para o aluno que perder uma das avaliações?

Deverá solicitar a 2ª Chamada de Avaliação, desde que atenda aos prazos e procedimentos definidos em regulamentação própria.

Qual o procedimento para solicitar a 2ª chamada de avaliação?

O aluno que perder uma das avaliações, independente do motivo, solicita via Sistema Magister e efetua o pagamento da taxa, no prazo de até três dias úteis após a realização da avaliação da segunda unidade.

Quando será realizada a avaliação da 2ª chamada?

Será realizada após o encerramento da carga horária final da disciplina, e o conteúdo será o correspondente da avaliação não realizada.

Caso o aluno não compareça, será consignada a nota 0,0 (zero). Não terá direito a outra 2ª chamada.

Poderá haver realização da 2ª chamada da medida de eficiência – me?

Não. Por se tratar de um processo de avaliação de acompanhamento contínuo, não caberá 2ª Chamada.

Quantas 2ª chamadas de avaliação poderão ser realizadas?

Poderá ser realizada uma avaliação de 2ª Chamada por disciplina. Se o aluno perder as duas avaliações da disciplina, só poderá se submeter à 2ª chamada uma única vez, e o conteúdo será correspondente à unidade que o aluno escolheu realizar. O não comparecimento à 2ª chamada será atribuída nota zero (0,0).

Poderá haver realização da 2ª chamada de avaliação de um semestre para o outro?

Não. Em hipótese nenhuma será considerada essa possibilidade.

Caso o aluno esteja impossibilitado de fazer a solicitação da 2ª chamada, outra pessoa poderá fazê-la?

Como a solicitação é feita no sistema Magister, o acesso é exclusivo do aluno com sua senha.

Qual o procedimento para o aluno que obtiver média de aproveitamento inferior a 6,0?

O aluno que obtiver média de aproveitamento inferior a 6,0, e igual ou maior que 4,0, terá a possibilidade de realizar o Exame Final.

Em qual situação o aluno poderá ser considerado reprovado?

O aluno será considerado reprovado, sem possibilidade de Exame Final, se a média de aproveitamento for inferior a 4,0 (quatro inteiros), se a média final for inferior a 6,0 (seis inteiros) e/ou frequência for inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas e das atividades desenvolvidas.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

Quando acontece a renovação de matrícula?

Após a finalização de cada semestre letivo, em período determinado no Calendário Acadêmico da Faculdade.

Para renovar a matrícula é necessário comparecer ao DAAF?

Não. A renovação da matrícula é feita exclusivamente pelo Sistema Magister.

Para acessar, o aluno deverá informar o número de sua matrícula ou CPF, e a senha, que é entregue pelo DAAF por ocasião da 1ª matrícula na instituição.

Como proceder para renovar a matrícula?

De acordo com o período determinado no Calendário Acadêmico e divulgado no site, nos quadros de avisos, o aluno acessa o Portal de Serviços Magister com o número da matrícula e a senha que recebeu no ato da primeira matrícula;

Após acessar, quando o aluno visualizar as disciplinas ofertadas no semestre, deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento;

O aluno que não tiver seu horário com todas as disciplinas para a totalização dos créditos no período em que esteja alocado poderá fazer o encaixamento de disciplinas para complementar esse número;

Após essa etapa, o Sistema Magister irá processar a matrícula com base nos critérios de desempate e fornecerá o resultado para o aluno. Portanto, é necessário confirmar se todas as disciplinas solicitadas foram encaixadas e, em seguida, imprimir o seu comprovante de matrícula;

Caso o aluno necessite encaixar em seu horário uma disciplina em que não existe vaga, poderá fazer uma reserva de vaga e aguardar a análise e deferimento da coordenação. Se for indeferido, ele solicita outra disciplina para completar o número de créditos a que tem direito.

Se o aluno não fizer a matrícula nas datas determinadas no calendário acadêmico, ele perde o direito de renovação?

Após o período definido no Calendário Acadêmico, o aluno que não renovou sua matrícula terá um prazo para fazê-lo, porém, será necessária a análise da Coordenação do Curso e Direção Acadêmica.

O aluno que renovar a matrícula e decidir trancar, o valor pago poderá ser ressarcido?

Sim, através do Sistema de Protocolo, até o último dia útil – expediente do DAAF – que antecede o início das aulas do semestre no qual estiver matriculado. O ressarcimento corresponde a 70% do valor pago na matrícula.

CURSO ESPECIAL NA GRADUAÇÃO – VERÃO OU INVERNO

O que é curso especial na graduação?

Curso intensivo de férias, oferecido em janeiro ou julho, com objetivo de viabilizar que o aluno possa cursar a disciplina em que não obteve aprovação.

Quando são realizadas as inscrições desse curso?

No mês de junho ou dezembro do semestre anterior à realização do curso.

Qual o procedimento de inscrição?

A inscrição é feita através do sistema de protocolo, via Magister.

O aluno solicita a disciplina, imprime o boleto e efetua o pagamento.

O aluno com matrícula trancada poderá fazer esse curso?

Em hipótese nenhuma será considerada essa possibilidade.

Qual o valor a ser pago na inscrição do curso especial na graduação?

Cada disciplina corresponde a 1/5 da semestralidade do curso no qual o aluno inscrito estiver matriculado.

Ao se inscrever, o aluno tem a segurança de que o curso será oferecido?

Não. Para o curso ser oferecido é necessário que a turma tenha o número mínimo de 20 alunos. Caso contrário, será devolvido o valor pago através de solicitação via sistema Magister.

Quando o aluno tem conhecimento de que a turma possui o número mínimo exigido?

Na semana seguinte após o período de inscrição, divulgado no Calendário Acadêmico, a Diretoria Acadêmica, responsável pela análise, dará o resultado. Cada inscrito poderá visualizar em seu processo de inscrição, através do Sistema de Protocolo, via Magister.

Quando terá início o curso especial na graduação?

As aulas terão início na primeira semana de janeiro ou julho, em data especificada pela Diretoria Acadêmica.

Haverá um prazo especial para a matrícula regular dos alunos inscritos no curso especial na graduação? As vagas serão guardadas?

Todos os alunos da instituição deverão realizar suas matrículas no período determinado no calendário acadêmico. Não existe prazo especial ou reserva de vagas para nenhum caso específico.

O aluno poderá escolher o professor no curso especial na graduação?

Não. Os professores convidados a ministrar as disciplinas nos Cursos Especiais na Graduação serão os titulares dessas mesmas disciplinas. Caso não tenha disponibilidade, a coordenação convida outro professor da área.

DISCIPLINA ON-LINE

O que é disciplina on-line?

É a disciplina ofertada na modalidade à distância, semipresencial.

O que é modalidade semipresencial?

Para o MEC essa modalidade é a que permite a utilização de tecnologias que possibilitem a autoaprendizagem.

Qual a metodologia aplicada nessa modalidade de ensino?

Vídeo aula, ambiente virtual de aprendizagem (AVA), atividades diversas (chat, fóruns, seminários temáticos e avaliação presencial).

O aluno poderá optar entre fazer a disciplina on-line ou presencial?

Não. A instituição poderá oferecer disciplinas no formato on-line, correspondendo até 20% da carga horária total do curso.

Quando ocorre a matrícula na disciplina on-line?

No período regular de matrícula.

O que é necessário para fazer a disciplina on-line?

O aluno deverá acessar o Facipe On-line diretamente no Magister.

Existe horário definido para essa modalidade de disciplina?

Não. O aluno estuda onde e como quiser desde que tenha o acesso à internet ou livro impresso. Exceto nas atividades on-line (chat) e presenciais (seminários temáticos), onde são disponibilizados horários nos três turnos.

O aluno poderá reprovar por frequência na disciplina on-line?

Não. Apenas por nota.

A sistemática de avaliação da disciplina on-line é igual à da disciplina presencial?

Não. A aplicação da avaliação online é diferente. A prova é aplicada num único dia, normalmente no sábado. O local da realização da prova é divulgado no AVA e o resultado no Magister num prazo de 15 dias corridos após a realização da avaliação.

Ao receber a nota da avaliação o aluno deverá assinar alguma relação de notas e frequência, como na disciplina presencial?

Não. Na disciplina on-line o aluno tem até 24 horas, a contar do dia da publicação da nota, para dar o aceite no sistema Magister. Caso não concorde com a nota ele terá que obedecer os mesmos prazos e procedimentos para REVISÃO DE PROVA da disciplina presencial.

FREQUÊNCIA

A frequência é obrigatória?

De acordo com o Regimento Geral, o aluno pode ausentar-se até 25% da carga horária de cada disciplina. Exceção: as atividades práticas que exigem 100% de frequência.

Em que casos podem ser solicitados os pedidos de justificativa de faltas?

  • Decreto-lei 1.044/69 – enfermidades comprovadas com atestados médicos e/ou odontológicos;
  • Lei 6.202/75 – gestantes com comprovação de atestado médico;
  • Decreto-lei 715/69 – participação em exercícios ou manobras nas forças armadas com comprovação oficial;
  • Portaria 930/05/mec – participação em reuniões do Conaes com comprovação oficial;
  • Atividades acadêmicas – participação em planos de atividades complementares comprovados através de certificados.

Qual o prazo e como deve ser solicitado o pedido de justificativa de falta?

Prazo de até 10 (dez) dias corridos após o final do semestre para abertura do processo no portal e digitalização do atestado no DAAF de qualquer unidade FACIPE. Após o pedido é necessário efetivar o pagamento da taxa, observando procedimentos administrativos da instituição.

Para os casos de participação em eventos internos, não será necessário o protocolo. A justificativa de faltas será automática.

Qual o período aquisitivo para a justificativa de faltas?

Exclusivamente dentro do semestre letivo em que o aluno estiver matriculado.

REVISÃO DE NOTA E FREQUÊNCIA

Em que situações o aluno poderá solicitar a revisão de nota e a de frequência?

Quando não concordar com a nota ou frequência atribuída na unidade e não assinar o Relatório de Notas e Frequência entregue pelo professor.

Qual o procedimento para a solicitação?

O aluno poderá fazer o pedido até 30 dias depois do início das aulas do semestre seguinte ao da ocorrência do fato, pelo Sistema de Protocolo, via Magister, em que deverá apresentar fundamentação para o pedido.

Quem julgará o pedido?

O DAAF analisa se a nota e a frequência estão de acordo com os registros no Sistema Acadêmico e no Diário do Professor, assim como conferirá se o aluno assinou o Relatório de Notas e Frequência;

Em caso positivo, o processo será finalizado com o indeferimento;

Em caso negativo, será encaminhado à coordenação, que fará a averiguação junto ao professor sobre os argumentos feitos pelo aluno e deferirá ou não de acordo com a comprovação dos fatos.

Se o aluno solicitar o pedido da revisão após o prazo definido, o que ocorre?

O processo será indeferido.

REVISÃO DE PROVA

Quando se aplica a revisão de prova?

Quando não concordar com a nota atribuída na unidade e não assinar o Relatório de Notas e Frequência entregue pelo professor;

O aluno deverá devolver a prova (ou trabalho) ao professor, que a encaminhará de imediato ao coordenador;

Não cabe revisão de prova oral e TCC.

Caso o aluno assine o relatório de notas e frequência, poderá solicitar a revisão de prova?

Não.

Se o aluno receber a prova, poderá fazer o pedido de revisão?

Em nenhuma hipótese será liberado para fazer o pedido.

Qual o prazo para a solicitação dessa revisão?

Deverá ser requerida até 24 horas a contar do dia da entrega ou apresentação da avaliação.

Como ocorre o processo de revisão?

O aluno tem até 24 horas após a entrega ou apresentação da avaliação para protocolar a Revisão de Prova e solicitar a cópia da avaliação;

O coordenador do curso tem até 48 horas para enviar o instrumento de avaliação ao DAAF;

O DAAF digitalizará e disponibilizará no sistema Magister para o aluno a avaliação;

De posse da cópia do instrumento de avaliação, o aluno deverá elaborar a fundamentação acerca dos requisitos em que se sentiu prejudicado no processo de correção e protocolar no DAAF no prazo de 24 horas após o recebimento, no sistema Magister;

O DAAF digitalizará a fundamentação do aluno e encaminhará à coordenação.
O coordenador do curso encaminhará o processo ao professor titular em até 48 horas para que este analise o pedido e emita seu parecer, devolvendo ao coordenador no prazo de 48 horas;

No caso do professor titular não acatar as argumentações do aluno, o coordenador do curso encaminhará o processo para uma banca avaliadora;
A banca avaliadora tem 15 dias para emitir o parecer conclusivo.

O parecer da banca avaliadora exaure a instância, não mais cabendo recurso ao aluno.

Caso o aluno não apresente a peça redacional fundamentando o pleito, o mesmo poderá ser julgado?

Não. Caso não tenha nenhuma justificativa para o pedido, este será indeferido.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Qual a diferença entre trancamento e cancelamento de matrícula?

Trancamento – consiste na interrupção temporária das atividades acadêmicas. O aluno que trancar o seu curso poderá solicitar o retorno de acordo com procedimentos definidos no Regimento da instituição e Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

Cancelamento – é a suspensão definitiva do vínculo com o curso e, consequentemente com, a instituição. O reingresso somente poderá ocorrer através de classificação em novo processo seletivo.

Em que situação não será permitido o trancamento?

Quando o aluno estiver vinculado a um curso que a Facipe não está mais ofertando vagas no processo seletivo. Nesse caso deverá solicitar o cancelamento da matrícula.

Qual o procedimento para solicitar o trancamento?

Poderá solicitar o trancamento em qualquer momento, desde que não tenha nenhuma pendência junto à instituição. Se houver pendência, deverá, primeiramente, regularizá-la; A solicitação deverá ser feita pelo Sistema de Protocolo, no DAAF, informando o motivo do pedido.

Caso o aluno não deseje renovar no semestre seguinte sua matrícula, ela permanecerá trancada?

Para permanecer com a matrícula trancada por mais um semestre, o aluno deverá renovar o trancamento.

Qual o procedimento para renovação do trancamento de matrícula?

O aluno deverá solicitar no DAAF a renovação de trancamento.

Em que situações de trancamento poderá haver restituição do valor pago?

O valor a ser restituído corresponde exclusivamente ao pago na matrícula, quando o pedido de trancamento for protocolado até o último dia útil, expediente do DAAF, que antecede o início das aulas do semestre no qual estiver matriculado. O ressarcimento corresponde a 70% do valor pago na matrícula.

REABERTURA DE MATRÍCULA

Em que consiste a reabertura de matrícula?

Se o trancamento consiste na interrupção temporária das atividades acadêmicas, a Reabertura de Matrícula consiste no pedido do seu retorno a essas atividades.

Quando o aluno solicita a reabertura, o seu curso é oferecido com a mesma estrutura curricular da época do seu pedido de trancamento?

Quando o aluno tranca a matrícula e retorna numa altura do curso em que se mantém a mesma estrutura curricular, ele deve retornar no período equivalente ao de quando efetuou o trancamento.

Quando o aluno retornar e já tiver sido implantada uma nova estrutura curricular em que seu período não mais está sendo ofertado, o mesmo sofrerá adequação para a nova estrutura ofertada.

Se a reabertura consiste em um curso que a instituição não está mais oferecendo, como poderei reabrir a matrícula?

A instituição disponibiliza uma transferência interna para curso de área afim, de maneira que aproveite as disciplinas comuns já cursadas com aprovação no anterior.

A reabertura de matrícula poderá ser solicitada a qualquer momento?

A reabertura de matrícula poderá ser solicitada em prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.

O retorno será de acordo com procedimentos definidos no Regimento da instituição e Projeto Pedagógico do Curso – PPC

Onde o aluno poderá solicitar a reabertura de matrícula?

O pedido deverá ser protocolado no DAAF de uma das nossas unidades.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS (EXTRAORDINÁRIO)

Quando o aluno poderá solicitar o aproveitamento extraordinário de estudos?

Poderá ser requerido pelos alunos regularmente matriculados durante os primeiros seis meses, contados a partir da data de ingresso na instituição.

Em que consiste o aproveitamento extraordinário de estudos?

Consiste na verificação através da aferição de conhecimentos, habilidades ou destrezas, por meio de instrumentos de avaliação, aplicados por uma Banca Examinadora Especial do curso em que o aluno esteja matriculado.

Como deverá o aluno requerer o aproveitamento extraordinário de estudos?

Deverá requerer pelo Sistema Magister e apresentar ao DAAF o Memorial Descritivo justificando o seu pleito da disciplina que deseja aferir.

No caso específico das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado dos cursos de licenciaturas, o aluno deverá apresentar documentação comprobatória com período de realização, carga horária do estágio, mencionando a área de atuação.

Quais os critérios observados na solicitação?

Estar regularmente matriculado na disciplina solicitada;
Não ter sido reprovado na disciplina pleiteada; Possuir o pré-requisito da disciplina, caso seja necessário;
Apresentar documentação comprobatória dos estudos realizados que explicitem conteúdos programáticos compatíveis ou superiores aos da disciplina solicitada.

Qual a tramitação para verificação dos estudos?

O coordenador designará uma Banca Examinadora Especial constituída por três professores para aplicar prova e outros instrumentos de avaliação específicos;

Caberá a essa banca estabelecer os critérios e os instrumentos de avaliação (prova oral escrita, relatório, simulação, projeto, prática, observação de situação problema ou outros);

O candidato será informado sobre os critérios e os instrumentos, bem como o(s) dia(s), local e hora da avaliação, oito dias antes da realização da avaliação, pelo coordenador do curso;

Após a aplicação da avaliação, a Banca Examinadora deverá elaborar a ata e encaminhar o resultado à coordenação do curso;

Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota ou média geral igual ou superior a 8,0 (oito), não cabendo recurso ao que não alcançar a referida média.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Quando o aluno poderá dar entrada no aproveitamento de estudos?

Poderá ser solicitado pelo aluno regularmente matriculado até 15 dias depois do início das aulas.

Qual o procedimento para o aluno requerer o aproveitamento?

Deverá solicitar através do Magister e entregar Histórico e Programas originais, das disciplinas a serem aproveitadas. Após protocolar, deverá efetuar o pagamento da taxa correspondente.

Existe desconto na taxa, para estudos realizados na Unit/Unit AL/Facipe?

Exclusivamente para estudos realizados na Unit/Unit AL/Facipe não será cobrada a taxa de aproveitamento de estudos.

Qual o prazo concedido para análise do processo?

O prazo para análise do processo é de até cinco dias úteis.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O que são atividades complementares?

São componentes curriculares obrigatórios que permitem uma flexibilidade nos currículos para adequar à realidade de cada curso, assim como proporcionar uma relação entre a teoria e prática.

Todos os cursos possuem a mesma exigência de carga horária para o cumprimento das atividades complementares?

Não. Cada curso possui sua especificidade definida em sua estrutura curricular.

Como saber o número exigido no meu curso?

Na Facipe a carga horária total das atividades está distribuída, de acordo com a exigência do curso. Para saber o quantitativo do seu curso, consulte o seu histórico escolar.

Ao participar de atividades de extensão, o aluno poderá integralizar o quantitativo total das horas de atividades exigidas?

Não. No regulamento das Atividades Complementares existe a distribuição da participação em cada tipo de atividade, com carga horária máxima correspondente.

Como o aluno tem acesso a essa distribuição?

A consulta deverá ser feita na coordenação do curso.

Qual o procedimento para solicitar a validação das horas de atividades complementares?

A qualquer momento, antes da finalização do curso, o aluno deverá solicitar via Sistema de Protocolo, apresentar documentação original comprobatória no DAAF e efetivar o pagamento da taxa.

Quem analisa essa validação?

A coordenação do curso.

Qual o procedimento para o aluno que não tem mais disciplina a cursar e não completou a carga horária de atividades complementares?

O aluno terá que renovar a matrícula e pagar uma taxa da mensalidade.

COLAÇÃO DE GRAU

Em que consiste a colação de grau?

É o ato conferido pela instituição de ensino superior aos alunos que integralizaram todos os componentes curriculares obrigatórios do curso em que está matriculado:

  • Disciplinas
  • Prática de disciplina
  • Prática profissional
  • Estágio supervisionado
  • Atividades complementares
  • TCC, monografia
  • Enade

Caso o aluno seja selecionado para o Enade e não compareça, poderá solicitar a colação de grau?

Não. A Lei 10.861/04 em seu Art. 5º, § 5º, determina que o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, e o MEC definiu que aquele que não cumpriu todos os componentes curriculares não concluiu o curso, não pode colar grau, não pode receber diploma.

Qual o procedimento para o aluno solicitar a colação de grau?

A solicitação deverá ser feita pelo Sistema de Protocolo, via Magister, quando:

  • Não houver nenhuma pendência com a instituição;
  • No histórico escolar constar formado;
  • Tiver todos os componentes curriculares integralizados.

Onde ocorre o ato de colação de grau da Facipe?

No Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros – DAAF.

A colação de grau poderá ser nas solenidades festivas organizadas pelos alunos?

Em hipótese nenhuma a Facipe autoriza ou se responsabiliza por qualquer solenidade com o objetivo de colação de grau que não seja no DAAF.
A Facipe proíbe qualquer membro da comunidade acadêmica de participar em caráter oficial das solenidades simbólicas realizadas pelo alunado, estando estes livres para participar como convidados.

Existe período regulamentado para a solicitação de colação de grau?

Sim. Ao final de cada semestre letivo, o DAAF divulgará o Calendário de Colação de Grau, definindo dia/curso.

Se o aluno não colar o grau no período determinado pelo DAAF, poderá fazê-lo posteriormente?

Sim. O aluno solicita a Colação de Grau e o DAAF informará a data para a realização.

Existe alguma taxa a ser paga para receber o diploma?

Não. A taxa somente será cobrada para 2ª via e diploma simples e para expedição de 1ª e 2ª via de diploma impresso em material especial quando o aluno solicitar.

TRANSFERÊNCIAS (INTERNA E EXTERNA)

Qual a diferença entre transferência interna e externa?

  • Transferência interna – é o processo de mudança de curso, turno ou campus dentro da própria Facipe;
  • Transferência externa – é o processo de mudança de instituição.

Quando poderão ser solicitadas?

Em período estabelecido no calendário acadêmico.

Todos os pedidos são aceitos?

Não. Depende de análise dos processos.

Quais os critérios para a classificação?

Serão classificados de acordo com:

  • Existência de vagas;
  • Maior número de disciplinas aproveitadas;
  • Maior Média Geral Ponderada – MGP.

Quais os documentos exigidos e onde poderá ser solicitada a transferência interna?

Por se tratar de aluno da Facipe, não se faz necessária a apresentação de documentos; A solicitação deverá ser protocolada através do Sistema de Protocolo, via Magister.

Quais os documentos exigidos e onde poderá ser solicitada a transferência externa?

O pedido deverá ser protocolado no Sistema de Protocolo, via Magister, e a documentação, encaminhada para qualquer DAAF das unidades;

A documentação entregue no ato do pedido deve ser original e corresponde a:

  • Histórico Escolar das disciplinas cursadas com aprovação, contendo carga horária, número de créditos, média, frequência e informação sobre a situação no Enade;
  • Programa das disciplinas cursadas com aprovação;
  • Declaração com Ato de Autorização e/ou Reconhecimento do Curso e da instituição com a qual o candidato tem vínculo;
  • Declaração de Quitação Financeira;
  • Declaração com dados do Processo Seletivo contendo data, classificação, total geral de pontos e disciplinas;
  • Declaração de vínculo.

Os documentos pessoais serão entregues no DAAF, após o resultado, no ato da matrícula.

PORTADOR DE DIPLOMA

O concludente de curso superior que desejar fazer outro curso é obrigado a fazer outro vestibular?

Não. Existe um processo seletivo para portadores de diploma.

Quando o candidato poderá se inscrever e qual o procedimento?

Em período estabelecido no calendário acadêmico;

A inscrição poderá ser feita através do facipe.edu.br.

Em que consiste o processo seletivo?

Análise da documentação apresentada; A classificação se dará de acordo com: Existência de vagas; Maior número de disciplinas aproveitadas; Maior Média Geral Ponderada – MGP – nas disciplinas aproveitadas.

Qual a documentação exigida?

Para portador de diploma da Unit/Unit AL/Facipe:

  • Histórico escolar;
  • Documentos pessoais que tenham sido modificados após a conclusão do curso;

Portador de diploma de outras instituições deverá apresentar os documentos originais:

  • Diploma;
  • Histórico de curso superior contendo dados do Enade (formados a partir de 2004);
  • Declaração com dados do processo seletivo contendo data, classificação, total geral de pontos e disciplinas (se não constar no histórico);
  • Programa das disciplinas cursadas que poderão ser aproveitadas;

Os documentos pessoais serão entregues no DAAF, após o resultado, no ato da matrícula.

Nosso compromisso com o meio ambiente

A FACIPE decidiu contribuir com todo o possível para a preservação do meio ambiente em prol do desenvolvimento sustentável. Nossas unidades estão sendo adequadas para que possamos trabalhar questões como acessibilidade, conforto, integração com o ambiente, redução de utilização de recursos naturais, bem como fomento a mudança de comportamento de toda a comunidade acadêmica, professores, colaboradores, alunos, prestadores de serviços.
Por isso, gostaríamos de informá-los quais medidas estão sendo aplicadas, convidando-os para a sua participação ativa.

  • Fauna/flora – plantio e distribuição de espécies nativas, proteção aos animais silvestres;
  • Água – instalação de aparelhos economizadores de água;
  • Reciclagem – coleta seletiva implantada (papel, pilha, lâmpadas);
  • Campanha permanente para o Consumo Consciente (energia, água, papel).

AJUDE-NOS A MANTER O NOSSO CAMPUS O MAIS LIMPO POSSÍVEL
Para que todos os usuários possam desfrutar dos espaços, solicitamos que façam uso das lixeiras distribuídas em todo o campus.

condutaconsciente@unit.br

FINANCEIRO – DÚVIDAS FREQUENTES

Pagamento das mensalidades

O aluno poderá retirar o boleto pelo Portal Magister ou na opção Boleto avulso na home page da IES (www.facipe.edu.br). Para emissão de boletos já vencidos com o valor atualizado de multa e juros o acesso é restrito ao Portal, de modo que o pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária até a data de vencimento deste.

Pagamento de mensalidade via internet

Quem pode e como fazer?

Todos os alunos, desde que estejam de posse da matrícula e sua senha pessoal. Através do site www.facipe.edu.br, no portal Magister.

Quais as formas de parcelamento?

Para semestres em atraso o pagamento poderá ser feito em até 4x.

Obs: Débitos do semestre no qual o aluno está devidamente matriculado não estão habilitados para o parcelamento. Esta condição somente ficará disponível a partir de período de renovação para os semestres seguintes.

Quais os erros mais frequentes para pagamentos com cartão via internet?

Quando a transação não for concluída por erro de informação o aluno deverá sair do portal e entrar em contato com o DAAF para informar o erro, a fim de refazer a operação mediante a liberação do setor competente;

Caso não ocorra o contato com o DAAF o aluno não conseguirá refazer o mesmo, pois a transação ficará bloqueada;

No caso do cartão Visa, o aluno deve selecionar a opção “voltar à loja” para concluir a transação, caso contrário à mesma ficará pendente, mesmo o aluno estando de posse do comprovante de pagamento.

Quais os cartões de créditos disponíveis?

Visa, MasterCard e Hipercard

SOBRE O FIES*

O FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento estudantil.

Os estudantes de cursos presenciais de graduação devidamente matriculados na UNIT/UNIT-AL/FACIPE podem solicitar o FIES.

TAXA DE JUROS / FUNCIONAMENTO DO FINANCIAMENTO:

A partir do segundo semestre de 2015 o FIES têm taxa de juros de 6,5% ao ano. (Antes 3,4%)
Durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de até R$ 150, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. (Antes até R$50,00)
O período de amortização e carência permanecem inalterados (18 meses para começar a pagar o financiamento – o pagamento do juros permanece trimestral, apenas com o acréscimo do valor R$150,00)

MENSALIDADE/SEMESTRALIDADE:

As Universidades concederão desconto de 5% nas mensalidades para os alunos que contratarem o FIES a partir de 2015.2.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

Somente os estudantes que:

  • Não tenha concluído curso superior.
  • Tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos.
  • Tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Podem se inscrever ainda, independentemente de terem participado do Enem:

  • Os estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de 2010.
  • Os professores do quadro permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício na educação básica, desde que se inscrevam em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação. Nesse caso, podem participar também os professores que já tenham concluído curso superior.

Para maiores informações sobre FIES e PRAVALER acesse http://www.facipe.edu.br/oportunidades/

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DO DAAF

Segunda as sextas das 08h às 21h.

Informações Gerais

Regras de conduta dentro das dependências da faculdade.

  • Pessoas estranhas ao corpo docente, funcional e discente da Facipe terão acesso à Instituição após identificação nas portarias.
  • Sempre que solicitado pelos agentes educadores, o aluno deverá apresentar o documento de identificação.
  • O extravio ou danificação de materiais da Facipe deverá ser obrigatoriamente indenizado pelo responsável.
  • A emissão de documentos pelo DAAF respeitará os prazos fixados e devem ser solicitados através do sistema Magister.
  • Não é permitido, em hipótese alguma, usar telefone celular em sala de aula.
  • É terminantemente proibido fumar em sala de aula. Os alunos que o fizerem serão convidados a se retirar da sala.

Questionamento comuns, saiba a quem recorrer

Esquecimento ou perda de algum objeto na sala de aula
Quem? Administrador de Prédio

Abono de faltas, encaixe de disciplinas, vagas, matrícula, etc
Onde? No DAAF ou pelo sistema Magister

Problemas relativos ao Curso
Quem? Coordenador de curso. Caso não sejam resolvidas, procurar a direção acadêmica.

Questões relativas ao espaço físico (iluminação, ventilação, limpeza, tratamento do pessoal)
Quem? Administrador de prédio de cada unidade

Dúvidas quanto ao pagamento de taxa ou mensalidades
Quem? DAAF – Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros

Dúvidas quanto ao Financiamento Estudantil – FIES
Quem? DAAF – Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros

Questões relativas a professores, conteúdos de disciplinas, notas, avaliações, equivalências, entre outros
Quem? Coordenador do curso ou Direção Acadêmica.

Divulgação de cartazes e avisos
Quem? Departamento de Comunicação e Marketing

Necessidade de utilização de multimeios: retroprojetor, telão, projetor de slides
Quem? Administrador de Prédio

Reserva de auditório
Quem? Administrador de Prédio

Dúvidas sobre cursos de extensão, seminários e palestras
Quem? Copex

Cursos paralelos ou de Verão/Inverno
QQuem? Coordenador do curso

Sobre a Segurança
Quem? Departamento de Segurança

Sobre Regime Especial por motivo de doença
Quem? DAAF – Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros

Como funciona o sistema de Monitoria?

A Monitoria é ofertada a todos os alunos de graduação regularmente matriculados. As inscrições serão efetivadas internet, mediante preenchimento de requerimento próprio, obedecendo às normas publicadas no edital específico.

Prouni Recife

É o programa da Prefeitura da Cidade do Recife que concede bolsas de estudos universitárias integrais para estudantes residentes e domiciliados no Município do Recife sem diploma de nível superior.

As bolsas são para cursos presenciais de graduação e de cursos sequenciais de formação específica oferecidos por instituições privadas de educação superior situadas na cidade.

www.prouni.recife.pe.gov.br

Qual a política de desconto da instituição?

Política de desconto
Política de desconto Pós-Graduação